Ensino Fundamental I

Do 1° ao 5° ano visa à formação básica do cidadão, Nessa etapa, a proposta pedagógica prioriza as possibilidades que exploram a curiosidade das crianças e instigam o aprendizado por meio da pesquisa e da investigação adequados para essa faixa etária. Assim, as descobertas realizadas são sistematizadas em atividades que evidenciam a expressão oral e plástica, enquanto as tentativas de escrita e o registro gráfico são trabalhados em materiais diversificados.

  • Abordagem Investigativa, nessa etapa os temas de estudo são explorados com base na abordagem investigativa, na contextualização com situações reais, na integração das áreas ou disciplinas, na problematização e no trabalho com pesquisas e projetos. Essa abordagem considera a importância dos alunos compreenderem o que aprendem e envolve alguns princípios, como a exploração e a reflexão sobre o trabalho realizado, a investigação e o planejamento prévio, assim como a interpretação de resultados, informações ou dados obtidos. Além disso, está voltada para a comunicação dos resultados e dos conhecimentos adquiridos e para a transferência das aprendizagens realizadas a novos cenários.
  • Letramento a aquisição da base alfabética ocorre por meio do uso da leitura e da escrita desde a Educação Infantil. A dedicação cognitiva para aprender a ler e a escrever extrapola a memorização e o ato de interligar letras e sílabas. Depende de que as crianças, em interação com a linguagem falada ou escrita, percebam ou passem a ter consciência de certos fatos linguísticos e que desenvolvam a consciência fonológica. Assim, ao tomar contato com os sistemas de escrita, por meio de processos mentais, reinventam-nos, realizando um trabalho de compreensão da construção e de suas regras de produção. Nesse processo, as crianças elaboram um grande número de hipóteses e vão confrontando-as, em um movimento de interação entre o seu saber e aquele apresentado por meio da escrita convencional. A oportunidade de escrever quando ainda não possuem esse domínio permite que as crianças comparem hipóteses sobre a escrita e pensem em como ela se organiza, o que representa e para que serve.