Na Educação Infantil, busca-se a integração da criança através do desenvolvimento dos aspectos biológicos, psicológicos, intelectuais e socioculturais, preparando-os para continuidade do processo educacional, em termos de ensino fundamental, cuja proposta atende a primeira infância (de 2 a 5 anos), valoriza o processo de socialização global da criança e tem como principais eixos de aprendizagem:
A infraestrutura para a Educação Infantil é planejada visando à diversidade e à qualidade de ambientes na Instituição. Esses espaços tornam-se promotores de aventuras, descobertas, desafios, bem-estar e aprendizagens, facilitando interações.
Cabe acrescentar que a Educação Infantil do Centro Educacional Henrique Valentim compreende, reconhece e valoriza a importância desse período na vida escolar de nossas crianças, preocupando-se em integrar aprendizagem de naturezas diversas no processo global do desenvolvimento infantil, o que assegura a construção de uma base sólida para etapas posteriores.
O Ensino Fundamental com nove anos de duração visa à formação básica do cidadão, observados o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos:
Oferecemos do 1º ano ao 9º ano do Ensino Fundamental, com estrutura, gestão, espaços, materiais e metodologias que favorecem um ambiente prazeroso e propício à aprendizagem.
Não se pode deixar de destacar, no entanto, nessa etapa escolar, o importante momento de transformações - físicas, emocionais e sócio-afetivas – por que passa o adolescente.
Novas experiências, diferentes rotinas escolares e a própria mudança que a adolescência propõe exigem do educando, nesse momento, uma postura mais autônoma e reflexiva diante das práticas educacionais e da vida. Para auxiliar nesse processo de amadurecimento e estabilidade emocional, desenvolve-se um trabalho integrado dos educadores, com princípios e valores bem definidos que oportunizam a vivência das relações interpessoais.
Por outro lado, é nessa fase que o jovem desenvolve e legitima habilidades e competências na leitura, na escrita, nas operações formais, e prepara-se para a aquisição de conhecimentos mais abrangentes e aprofundados. O estudo, a pesquisa e a valorização do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações constituem importantes conteúdos a serem abordados de forma ética e abrangente.
Também nesse período são trabalhados temas que envolvem o conhecimento do próprio corpo e a adoção de hábitos saudáveis para a prevenção de doenças e uma melhor qualidade de vida.
Nos projetos desenvolvidos por nossa equipe pedagógica, desde trabalhos em grupo em sala de aula a momentos de convivência e experimentação em estudos do meio, o aluno tem a oportunidade de tirar suas conclusões, desenvolver conceitos e construir o próprio conhecimento, além de trocar experiências de vida.