Proposta Pedagógica

Ensino Infantil

Na Educação Infantil, busca-se a integração da criança através do desenvolvimento dos aspectos biológicos, psicológicos, intelectuais e socioculturais, preparando-os para continuidade do processo educacional, em termos de ensino fundamental, cuja proposta atende a primeira infância (de 2 a 5 anos), valoriza o processo de socialização global da criança e tem como principais eixos de aprendizagem:

  • a importância do brincar (desenvolvimento da psicomotricidade e ludicidade);
  • a musicalidade – ouvir, perceber, identificar e reproduzir criações musicais;
  • a linguagem oral e escrita - acesso à literatura infantil;
  • preservação da vida e do meio ambiente (Projeto Horta Educacional);
  • iniciação dos conceitos matemáticos e desenvolvimento do raciocínio lógico;
  • acesso à língua inglesa com ênfase na oralidade;
  • artes visuais – produção, criação e apreciação artística.

A infraestrutura para a Educação Infantil é planejada visando à diversidade e à qualidade de ambientes na Instituição. Esses espaços tornam-se promotores de aventuras, descobertas, desafios, bem-estar e aprendizagens, facilitando interações.

Cabe acrescentar que a Educação Infantil do Centro Educacional Henrique Valentim compreende, reconhece e valoriza a importância desse período na vida escolar de nossas crianças, preocupando-se em integrar aprendizagem de naturezas diversas no processo global do desenvolvimento infantil, o que assegura a construção de uma base sólida para etapas posteriores.

Ensino Fundamental

O Ensino Fundamental com nove anos de duração visa à formação básica do cidadão, observados o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos:

  • O pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;
  • A compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;
  • O desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores e, ainda,o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.

Oferecemos do 1º ano ao 9º ano do Ensino Fundamental, com estrutura, gestão, espaços, materiais e metodologias que favorecem um ambiente prazeroso e propício à aprendizagem.

Não se pode deixar de destacar, no entanto, nessa etapa escolar, o importante momento de transformações - físicas, emocionais e sócio-afetivas – por que passa o adolescente.

Novas experiências, diferentes rotinas escolares e a própria mudança que a adolescência propõe exigem do educando, nesse momento, uma postura mais autônoma e reflexiva diante das práticas educacionais e da vida. Para auxiliar nesse processo de amadurecimento e estabilidade emocional, desenvolve-se um trabalho integrado dos educadores, com princípios e valores bem definidos que oportunizam a vivência das relações interpessoais.

Por outro lado, é nessa fase que o jovem desenvolve e legitima habilidades e competências na leitura, na escrita, nas operações formais, e prepara-se para a aquisição de conhecimentos mais abrangentes e aprofundados. O estudo, a pesquisa e a valorização do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações constituem importantes conteúdos a serem abordados de forma ética e abrangente.

Também nesse período são trabalhados temas que envolvem o conhecimento do próprio corpo e a adoção de hábitos saudáveis para a prevenção de doenças e uma melhor qualidade de vida.

Nos projetos desenvolvidos por nossa equipe pedagógica, desde trabalhos em grupo em sala de aula a momentos de convivência e experimentação em estudos do meio, o aluno tem a oportunidade de tirar suas conclusões, desenvolver conceitos e construir o próprio conhecimento, além de trocar experiências de vida.